Espinhas, como cuidar, tratamentos e muitas informações sobre elas!

Muitas pessoas ainda sofrem muito com isso. Seja pelos motivos externos, sejam pelos externos, as espinhas causam um grande desconforto em todos. Por causa disso, o blog Quase1nerd orgulhosamente apresenta várias explicações, dicas e soluções para as espinhas. Acompanhe!

O QUE É ESPINHA?
Na linguagem técnica:
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.

Na linguagem de quem tem:
Aquela coisa chata que aparece no meu rosto, mais do que em outras pessoas, que me fazem ficar mais feio/feia.
ENTENDA OS TERMOS, 
DE MANEIRA CERTA:
Acne - é o nome da doença.
Espinha- é a lesão (pequena elevação avermelhada e com pus (ponto amarelo) no centro).

COMO SURGE?
Surge por causa dos hormônios, que estão aflorados ("alegres"), na adolescência. Além disso, por motivos genéticos (pais passam para os filhos), por causa de bactérias, alimentação (muita gordura), produção excessiva de sebo, má higiene, inflamação através de produtos inadequados, etc..

TODAS AS PESSOAS TEM ESPINHA?
Não. Aproximadamente 90% das pessoas tem, por motivos genéticos. Mas, se você cuidar desde o começo, você não terá tantas marcas e espinhas. Além de que a quantidade, também, é influenciada por todos os itens do tópico acima.

COMO TRATAR?
Este é um grande dilema, principalmente por causa da verdade escondida atrás dos produtos para espinhas:
NADA FARÁ RESULTADO TÃO RÁPIDO. Nada, mesmo. Mesmo se alguém escrever um comentário, indicando que melhorou muito o rosto no dia seguinte, NÃO ACREDITE!
Para começar, o tratamento varia de acordo com a quantidade e intensidade da acne pelo seu corpo. Pessoas com mais espinhas cuidarão de sua pele de um jeito diferente, com outros produtos, que pessoas que não estão com tantas espinhas na pele. O importante a dizer é que, quanto antes ela aparecer, quanto antes você deve começar a cuidar, não importa a idade que comece!
Como pomada, as substâncias iniciais que os médicos geralmente recomendam são peróxido de benzoíla, antibióticos – clindamicina, eritromicina, ácido azeláico. Quando o resultado não é o que se esperava, aí sim é hora de iniciar um acompanhamento oral.

APERTAR OU NÃO APERTAR?
Não! Acredite: NÃO APERTE! Por mais que esteja horrível, com uma ponta amarela, não aperte. Quando você remove uma espinha de maneira errada, ela pode inflamar, deixar marca e fazer com que seu rosto fique com um buraco. Já imaginou ficar com vários buracos no rosto? E estes buracos não são fáceis nem baratos de se tirar, pois será necessário várias técnicas para fazer com que os buracos sejam diminuídos. Repito: não aperte, mesmo!

SE VOCÊ TIVER MANCHAS,
use produtos a base de ácido retinóico para preparar a pele e depois associar vários tipos de procedimentos como: dermabrasão (lixamento da pele), retirada cirúrgica, subcisão (levantamento dos pontos deprimidos), pequenos enxertos de pele, peelings químicos, laser etc.. Mas lembre-se: consulte um dermatologista.

CHOCOLATE, REALMENTE CAUSA ESPINHA?
Os médicos ainda dizem não? Eu realmente já comprovei isso. Além de perguntar para diversos amigos meus, pesquisar na Internet, encontrei opiniões bem opostas. Os médicos dizem que não, mas sempre que EU (autor do blog) como chocolate em excesso, no dia seguinte nasce uma espinha. Isso também acontece com meus amigos. Portanto, evitem. Comam chocolate de maneira controlada, porque, realmente, influenciará, sim (experiência própria, digo novamente, lembrando que cada corpo reage de uma maneira de acordo com cada substância ingerida).

SOL E ESPINHAS
Realmente, quando as espinhas ficam em exposição ao Sol, um dia depois "dão uma melhoradinha", mas, não pense que isso foi tão positivo assim. Por exemplo, se você passou algum produto no rosto e foi ter a capacidade de ir ao Sol, você realmente pode marcar seu rosto bem negativamente! Vários produtos para espinha JAMAIS devem estar em exposição ao Sol, pois queimam. Além disso, o Sol pode envelhecer a pele e causar diversos outros problemas, quando em excesso.

LAVAR O ROSTO, AJUDA?
Sim! Em muitos casos, a higiene é a causadora de mais espinhas, sabe por quê? Porque seu rosto está sujo e, se você não limpa, piora! Isso é claro! O que fazer (realmente faça isso): lave o seu rosto duas vezes ao dia com um sabonete próprio, pode ser o sabonete Asepxia (ele é muito bom) ou qualquer outro sabonete de enxofre (porque ele limpa intensamente o rosto, melhora as lesões e faz com que ele resseque - ou seja, menos oliosidade = menos sujeira = menos probabilidade de espinha por falta de cuidado). Além das duas vezes com um sabonete próprio, lave seu rosto diversas vezes ao dia (umas 4 ou 5) apenas com água, só para tirar um pouco a oliosidade.
Sabe por que você não deve lavar seu rosto várias vezes ao dia com sabonete? Porque acumulará substâncias do sabonete, mesmo que em pouca quantidade, na sua pele e isso poderá tampar seus poros, o que irritará a pele e poderá causar espinhas. Portanto, o que você pode fazer todos os dias, por mais que dê trabalho, para melhorar suas espinhas:


MITOS E VERDADES
Ansiedade e stress piora as espinhas?
Sim! Pela liberação do nosso organismo de substâncias que possuem gordura.

Alguns medicamentos estimulam o nascimento de espinhas?
Sim! Exemplos: iodetos, brometos, corticosteróides, hidrazidas e anabolizantes.


Posso espremer?
Não! Sua mão pode estar suja e infeccionar a espinha e você pode ficar com marcas no rosto.  

Intestino preso piora as espinhas?
Acredite: sim! O intestino solta os hormônios para o equilíbrio do organismo, além de que o intestino preso segura substâncias que podem inflamar a pele, então vá ao banheiro frequentemente!


Acne é somente coisa de adolescente?
Falso! Geralmente ela começa a aparecer na adolescência, por causa de hormônios e outro motivos. Mas, se ele continuar na fase adulta (depois dos 18 anos, geralmente), é a hora de optar por um tratamento oral (com remédio).

O clima interfere na pele?
Sim, em climas mais quentes e úmidos, a pele pode se tornar mais oleosa, o que pode aumentar a quantidade de espinhas. Em climas muito secos ou frios, a pele pode sofrer de ressecamento e irritação, alteração que também pode levar a um quadro de acne.


Masturbação causa espinhas?
Não! Muitas pessoas associam, de maneira errada, o fato de espinhas com a masturbação, porque é na adolescência que os jovens começam a explorar sua sexualidade e é nesta mesma época que os hormônios estão alvoroçados e as espinhas começam a surgir. Portanto: mito!

Passar diversos produtos na pele pode trazer resultados indesejáveis?
Sim! Geralmente os remédios para espinhas (pomada, gel, creme, loção, etc.), são bem fortes e se você misturar mais de um ou passar exageradamente ou ainda sair no sol com o produto, você pode deixar o seu rosto marcado com manchas ou cicatrizes.

REMÉDIOS VIA ORAL
Algumas pessoas desenvolvem a acne de maneira tão intensa, que apenas limpezas externas e pomadas não são o suficiente. Aí sim é a hora de procurar um tratamento recomendado por um médico. Para falar bem a verdade, quando você começa a reparar que as espinhas estão surgindo é a hora de você ir a um dermatologista (médico de pele). Geralmente as pessoas que tem acne de grau 5 (ou em muita quantidade), não procuraram tratamento desde o começo, então não espere!
Então vou falar do remédio mais famosos de todos:

ROACUTAN
O que é?
É um ativo derivado da vitamina A e tem o poder de normalizar o tamanho e a quantidade de glândulas sebáceas que, em peles com tendência à oleosidade, estão num estado hiperativo. O resultado? A acne simplesmente desaparece!

Quem pode tomar?
Apenas pessoas com muita espinha (um grau elevado de espinhas, com muitas no rosto, nos braços, nas costas, no peito, etc.).

Quando tomar?
Quando os tratamentos com pomadas, gel, loções, limpezas, etc., não funcionarem mais.

Como tomar?
Primeiro você deve ir a um dermatologista. Ele explicará como está a sua pele, perguntará sobre a genética da família, auxiliará no seu emocional, enfim, conversará com você. Se ele ver que você realmente precisa, pois a quantidade de espinhas está muito elevada, ele vai pedir diversos exames (muitos, mesmo, que precisarão ser feitos em todos os meses que você tomar o remédio). Se ele julgar que você pode tomar o remédio, por causa que você apresenta os requisitos mínimos de saúde, você terá uma receita, então precisará ir até uma farmácia que vende (não são todas). Uma caixinha, com 30 comprimidos, custa, no mínimo, R$170,00. Lembrando que o médico dermatologista orientará você da quantidade que você deve ingerir por dia.

Por que tomar?
Porque, como dito, alguns casos não terão solução sem um acompanhamento através de medicamentos orais, porque as espinhas podem estar em grande quantidade, estar marcando o rosto, etc..

Por que NÃO tomar?
Muitas pessoas, quando as espinhas aparecem, já querem algo para acabar com todas elas de uma vez só. Como eu disse, os tratamentos são demorados, de duas semanas até 3 para os resultados serem claramente visíveis (em alguns casos antes, é claro).

Algumas informações sobre o Roacutan:

Ele pode causar (em muitos casos, realmente acontece):

• ressecamento labial (sua boca fica muito ressecada, quebradiça e se você não passar hidratantes - como manteiga de cacau - pode chegar até a sangrar);
• aumento de colesterol (muitas pessoas precisam tomar remédios durante 4 ou 5 anos para controlar o colesterol depois que interrompem o tratamento com o remédio);
• ele sobrecarrega o fígado e pode fazer com que ele pare (acreditem, realmente pode acontecer isso);
• dores de cabeça e no fígado (principalmente no fígado);
• engorda (se você fizer exercícios físicos ajuda quanto a isso);
• pode causar ressecamento nos olhos, causando conjuntivite;
• anemia;
• infecções;
• queda de cabelo;
• auxílio no desenvolvimento de hepatite ou do câncer.
Dentre outras coisas menos prováveis de acontecer.


Durante o tratamento...

• é proibido que a pessoa beba álcool (cerveja, vinho, batida, etc.);
• é aconselhável que o paciente NÃO COMA alimentos gordurosos (pastel, lanches, carnes de porco, carnes vermelhas, muita frituras, etc.);
• é EXTREMAMENTE PROIBIDO ficar no Sol por muito tempo, principalmente sem protetor solar (realmente é dito que o paciente apenas pode tomar Sol durante a  manhã, até às 8h00 e de tarde, após às 16h00);
• a menina não pode estar grávida, porque pode causar a má formação do feto;
• os pacientes que usam lentes de contato terão que usar óculos (por causa do ressecamento das mucosas);
• a pele fica sensível, então aparecerão coceiras.
Dentre outras advertências.

ENTÃO, TOMAR OU NÃO?
Se você ainda não entendeu, vou ser mais claro: se a sua quantidade de espinhas não for tão alta, não arrisque, uma vez me disseram "você não nasceu com isso, não morrerá com isso" e é verdade, por mais que seja algo desconfortável de se ter, se sua espinha não é tão volumosa e intensa, realmente continue apenas nos tratamentos externos, lavar o rosto ajuda muito!

SEMPRE FUNCIONA?
Bem, NÃO! E este é o principal ponto, porque muitas pessoas o tomam pois acham que ele fará milagres, mas nem sempre é assim. Leia, com exclusividade, um depoimento de uma menina chamada Marília, leiam:

Marília diz...
Iniciei o tratamento de Roacutan totalmente sob acompanhamento médico, fiz todos os exames de sangue e todos os resultados deram normais. Tomei a dosagem máxima do tratamento por um período de 8 meses (a dosagem é feita de acordo com o peso em kg). No período em que estava tomando, as espinhas foram sumindo e realmente limpou a pele, os problemas são efeitos colaterais, não tive ressecamento de mucosas, mas muita dor nas costas (segundo o médico, normal). Finalizei o tratamento e depois ainda continua-se por uns 6 meses para não parar de tratar a parte estética. Um tempo depois as espinhas voltaram, não com nódulos como era antes, talvez realmente tenha curado aquela inflamação. Quando precisei fazer exames para outra finalidade, detectou-se níveis de colesterol altos, o que não se justifica pois não tenho predisposição familiar e sempre faço atividade física 6 vezes por semana. Pelos medicos que passei, por não acharem explicação a isso, apontaram que poderia ser o Roacutan, por ser forte e interferir muito no organismo. Lembro que apesar da bula apontar sucesso, seu resultado não é garantido.

CURAS CASEIRAS?
Algumas pessoas usam algumas técnicas e alguns dermatologistas condenam. Mas, não devemos condenar técnicas caseiras, porque cada um tem um tipo de pele que se adapta com certos produtos, então se você está fazendo algum tratamento estético caseiro e está funcionando, continue! Os dermatologistas proibem porque algumas pessoas passam produtos bem "sem noção" no rosto, tentando obter algum resultado, como por exemplo óleo de cozinha (jamais coloque isso). Lembre-se de tomar muito cuidado e não saia fazendo tudo no seu rosto, além de filtrar o que as pessoas o informam.

PSICOLÓGICO
Muitas pessoas ficam muito decepcionadas com espinhas no rosto, acredito que a maioria. Mas, vamos levantar a autoestima, porque essa é apenas uma característica externa, vamos considerar o interior das pessoas. Não há motivo para desespero, ninguém nasceu assim, ninguém morrerá assim. Se valorize, não dê atenção ao que os outros falem, seja você e se valorize pelo que você é. Além disso, fazendo um tratamento certo você conseguirá bons resultados, não há motivo para desespero.

GRAUS DA ACNE
Grau 1: Este nível de acne significa que a pele está apenas afectada por saliências brancas e saliências negras, e surgem apenas no rosto.

Grau 2: Aqui a pele tem aspecto oleoso; existem saliências negras, saliências brancas e com borbulhas no rosto e por vezes nas costas e peito. Esta é a espécie de acne de que a maioria dos adolescentes sofre em algum tempo durante a adolescência e felizmente este tipo não resulta em cicatrizes (a não ser que algumas das manchas sejam comprimidas).

Grau 3: Neste nível a pele está muito oleosa e também como as típicas saliências negras, brancas e borbulhas, há igualmente quistos que aparecem no rosto, nas costas, no pescoço e nos ombros. Podem surgir cicatrizes.

Grau 4: Esta forma de acne tem pele excessivamente oleosa, e as pessoas que sofrem dela têm grandes quistos que se sobrepõem uns aos outros e fazem a pele elevar-se em partes. O acne do grau 4 aparece nas mesmas partes do corpo que o grau 3 e frequentemente resulta em cicatrizes.

CONCLUSÃO
A espinha, por mais que seja algo que não dure para sempre e com solução, incomoda muito, mas não há necessidade de desespero e tratamentos drásticos se a quantidade for baixa. Para evitar ou para curar, não se esqueça de lavar duas vezes o rosto por dia, bem lavado! Aceite sugestões de ajuda de amigos ou conhecidos, mas tome cuidado com o que você passará no seu rosto, pois pode marcar. Em falar em deixar marcas, não aperte espinha alguma, senão vai ficar marcado. Se ficar marcado, você pode optar pro tratamentos a laser ou com limpezas e esfoliações. Antes de passar qualquer pomada, gel ou principalmente algum remédio oralmente, consulte um dermatologista, ele poderá esclarecer suas dúvidas.


5 comentários:

  1. Alberto Parra disse...:

    wow!!!!
    Excelente excelente excelente articulo...
    Dudo poder yo exponerlo de una manera tan interesante :)
    Congrats

  1. Lukkas disse...:

    Nossa, cara, muito bom o artigo. Parabéns!

  1. Anônimo disse...:

    masturbação causa acnes sim, comprovadissimo!!!

  1. Anônimo disse...:

    olha eu so preciso de um remedio q de resultados n quero sermoes

  1. @feewoh disse...:

    Não são "sermões", são DICAS! :sorriso:

Postar um comentário

Ei, você!
Nos diga o que você achou do artigo ou deixe sua pergunta. Lembre-se de não indicar links que não sejam sobre o assunto discutido, nem usar palavras vulgares para sua expressão. Se não entendeu alguma coisa, pergunte!

 
Feewoh Orkut Tumblr Youtube Youtube (pessoal)